top of page

EDIÇÃO 2025

24, 25, 26 E 27 DE SETEMBRO DE 2025

⋆ FARO, CASTRO MARIM, LOULÉ 

 

"Mulheres Livres" é o tema deste ano. Num contexto político, nacional e internacional, que ameaça romper as conquistas dos movimentos de libertação das mulheres, a reflexão sobre a liberdade e a igualdade de género torna-se ainda mais necessária. Momentos como este recordam-nos da importância de manter as nossas vozes em uníssono, mostrando que continuamos aqui – vivas, livres, unidas – prontas para lutar e resistir! Por isso, nesta edição, convidamos-vos a explorar uma multiplicidade de obras fílmicas através das quais poderemos pensar e falar sobre a representação da Mulher no cinema e o seu papel na sociedade. Acreditamos que o cinema de animação pode ser um espaço onde encontramos esperança e força para resistir. Resistamos!

Identidade Visual

Uma.Joana

Animagoria2025-cartaz-sem-logos_LOW.png

MAIS NOVIDADES SOBRE A 4ª EDIÇÃO DA ANIMAGORIA EM BREVE!

Inauguração da exposição “Gestos, Memórias, Histórias: Viagem pelas primeiras obras das mulheres da animação portuguesa”. No dia 29 de agosto de 2025, inaugurámos a nossa primeira exposição com curadoria própria na Galeria do IPDJ Faro. Connosco, tivemos a honra de ter as realizadoras Alexandra Ramires, Joana Rosa Bragança, Patrícia Rodrigues, Marina Estela Graça e Margarida Trocado Moreira, e o realizador Paulo Simões.

Foi um momento especial e emotivo, partilhado com amigos, familiares e pessoas sensíveis à arte, à cultura e à valorização das mulheres no cinema em Portugal. A todas e todos vós, obrigada! Foi uma tarde bonita e agradecemo-vos, do fundo do coração, pelo apoio e carinho.

Em ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi realizada uma sessão especial no dia 7 de março de 2025 no auditório do IPDJ, em Faro, organizada pela Direção Regional do Algarve do IPDJ, pelo Cineclube de Faro e Animagoria - Festa do Cinema de Animação do Algarve, pelo Teatro DoisMaisUm - grupo integrante da Associação Cultural Música XXI e pela Rede 8M Algarve. Para além do belíssimo espetáculo de teatro "Nem Sempre o Silêncio é de Ouro" e dos momentos musicais, foi exibido o filme de animação "O Sonho de Sultana".

bottom of page